Páginas

domingo, 14 de setembro de 2014

A importância do acompanhamento da gestação, parto e pós parto!


Conversando na sexta-feira sobre parto, gestação e puerpério com alguns amigos confirmei como é importante a informação e suporte. Uma doula respira gestação, parto e puerpério, e estes assuntos acabam sempre nas rodas de conversa e mesas de bar, o que é ótimo porque é impressionante a falta de informação que as pessoas normalmente tem sobre o assunto. 

Não são somente os homens que, antes de engravidar, não imaginam o universo de saberes diferentes que envolvem o ciclo gravídico puerperal: muitas mulheres também desconhecem.E muito provavelmente, é pelo desconhecimento que temem o parto normal, a amamentação e muitas vezes a própria maternidade.

Depois de algumas horas conversando, as duas mulheres que estavam comigo, seguras anteriormente que queriam cesáreas para não passar pelo sofrimento, estavam começando a pensar diferente. Pelo menos a dúvida foi plantada, e a promessa de estudar mais firmada. Uma promessa delas com elas mesmas, obviamente, e não comigo, porque a escolha de parto ou cesárea compreende a elas e aos seus companheiros.

O acompanhamento da gestação, do parto e do puerpério ajuda as famílias a se sentirem mais seguras. É através do suporte dado que elas desenvolvem o seu auto-suporte, sentindo-se confiantes e poderosas para enfrentar os desafios. O parto é só o primeiro deles, ainda virão muitos pois toda a experiência nova - como a própria maternidade - sempre vem recheada de alegrias e desafios.

Se você está gestando ou pretende estar, converse com uma doula. Peça indicações de obstetras humanizados, que entendem de parto normal e que não temem o processo. Que podem deixar o poder de parir, de gestar, nas suas mãos, que confiam em você e na sua possibilidade natural de parir, e que ao mesmo tempo são conscientes do seu papel como cuidadores da sua gestação. Busque vídeos de experiências reais de parto, que mostrem todo o amor que envolve o processo, e não somente àqueles em que as pessoas sobem nas barrigas e fazem episiotomias sem respeitar a mulher. De desgraça o mundo - e o google - estão cheios, e estes não ajudarão no seu processo de empoderamento para o parto. Te deixarão mais insegura, e alimentarão os seus fantasmas. 

Tenha um acompanhamento, tire suas dúvidas, procure e desconfie de tudo que desmereça o seu potencial. As pessoas que trabalham com isso, fazem porque amam demais e certamente muitas se disponibilizarão para lhes ajudar com as inseguranças e dúvidas. 

Para finalizar este post, peço um colorido especial para as minhas (e meus) clientes que lerem. Gostaria que vocês comentassem abaixo, como a experiência de um acompanhamento as ajudaram na gravidez, parto e pós-parto. Dia 20/09 é meu aniversário, e este será o maior presente que vocês podem me dar.

Obrigada, desde já, pelo carinho!

Rodrigo, Melissa, Henrique e eu - um quarteto fantástico!* 

*Obrigada por permitirem que eu abraçasse a sua experiência de maternidade/paternidade com tanto carinho e presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário