Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NASCEU! Relato de um parto-presente-de-aniversário!

Venho acompanhando a dona deste barrigão desde agosto, pessoalmente, e há uns dois meses antes por e-mail. Ela e a sua família são estrangeiros e tiveram as últimas semanas de gestação e o parto no Brasil. Fiquei muito feliz em acompanhar esta família pois foi a primeira experiência que tive de doular em inglês.





Há quase quatro semanas atrás ela estava com três centímetros de dilatação e tinha certeza absoluta que o bebê nasceria antes da data prevista do parto. Era seu quarto filho e eu acompanhei com ela esta antecipação. Fiz inclusive os sapatinhos de bebê, como faço e dou de presente para todas as minhas doulandas, mas acabei entregando quase um mês depois!

Sua mãe estava chegando para ajudá-la e inicialmente a preocupação era que o bebê viesse ao mundo antes da avó, mas isto não aconteceu. Passaram-se os dias e as consultas com a querida Dra Roxana e os centímetros de dilatação não aumentavam e a data provável do parto chegava cada vez mais perto. Até que na sua 40a semana, os centímetros foram aumentando e ela estava agora com 4. 

Na semana seguinte, decidiu que não queria mais estar grávida e assim que induziria. A indução é um procedimento que é feito com ocitocina sintética, que aumenta as contrações, deixando-nas mais fortes e consequentemente dolorosas. Ela já havia passado por isto no primeiro filho e sabia do quanto o parto poderia ser mais difícil, mas estava convencida que preferia ver o filho logo.
Quando chegou o sábado de indução, fomos para o Hospital Ilha e a nossa surpresa foi qual? Ela estava com seis centímetros. Isso a deixou bastante feliz pois era um sinal que o bebê estava mesmo querendo nascer, só precisava de um "empurrãozinho".

Começamos a indução e tivemos a sorte de estarmos acompanhados pelo Dr. Fernando. Chegamos um pouco tarde na maternidade e ele já nos estava aguardando ("Pensei que não vinham! Até já liguei para a Dra. Roxana!"). 

Correu tudo perfeitamente! Em cerca de duas horas ela dilatou um centímetro, chegando aos 7cm. Durante o exame a bolsa rompeu e então o bicho começou a pegar...

E a minha querida cliente, antes tão sorridente e falante foi para a partolândia e ficou mais introspectiva, prestando mais atenção em si e no seu corpo. O marido constantemente me falava: essa daí é profissional, você vai ver, nem tem graça os partos dela. Eu sorria.

E foram exatas três contrações fortes, três empurrões e quarenta minutos. NASCEU. Veio ao mundo o pequeno brasileiro/americano. LINDO. 4215kg, 49cm. Um parto na água, sem lacerações. Muito emocionante. Toda a equipe foi muito colaborativa e tentou enrolar o inglês como podia. Esperaram o cordão parar de pulsar, permitiram a amamentação na primeira hora, tudo com muita calma e paciência como um trabalho de parto e nascimento merecem.

Agradeço de coração toda a equipe que nos acompanhou e permitiu este momento tão especial.
Hoje minha doulanda passa muito bem, já em casa com seus quatro filhos.
E está tão bem, mas tão bem, que amanhã provará seu primeiro churrasco comigo, na minha comemoração de aniversário. Que presentão hein?

Obrigada também a todos os amigos que acompanharam nos meus relatos esta doulagem. Fico feliz em compartilhar com vocês este momento tão especial.


Um beijo!

Carol

4 comentários:

  1. Ai Carol que delícia né????
    Pena que ela não conseguiu o natural, teria
    sido tão rápido também!!!
    Será que vem um quinto baby no futuro??
    hehehehe

    Bjão e feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  2. Isso é que é instinto materno, ela se internou sem saber que estava com 6cm?
    Parabéns pra família e pra doula! Pelo seu aniversário e pelo prazer de ganhar de presente um partasso!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Carol! Parabéns pelo teu niver, queridona! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Carol, que emocionante! Nasceu lindamente! Felicidades para a família e para você também. Beijóca

    ResponderExcluir