Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dicas de amamantação: Pega e posição corretas


Amamentação é um ato de amor, além de prover alimentação para o bebê. E por isso que dediquei esta semana inteira para lhes dar algumas dicas para facilitar a amamentação.

Em primeiro lugar, é importante a mãe estar tranquila e em uma posição confortável. As costas devem estar apoiadas, assim como o braço que sustenta a cabeça do bebê. O processo não deve levar muito tempo (cerca de 20 minutos por mamada, sendo que esta duração muda de bebê para bebê e também depende do tempo de vida dele), mas será realizado muitas vezes ao dia. Estando confortável, a mãe previne tensões, dores no pescoço e costas e torcicolos.

Outro cuidado importante é ter sempre ao lado uma garrafinha de água: amamentar dá muita sede! 

Se tiver muitas pessoas no quarto quando a mãe estiver amamentando, é legal que elas deixem o recinto por um momento e permaneça somente a mãe, o bebê e o pai, para poder participar deste momento e também auxiliar se necessário.

Quando for colocar o bebê para mamar, existem diversas posições possíveis, conforme a figura abaixo. Entretanto é importante notar que em todas as posições a cabeça do bebê está sempre de frente para o corpo da mãe. Não só sua cabeça, mas todo seu corpo. É importante notar que esteja mãe e bebê estejam barriga com barriga.



Em relação à pega correta, o bebê sempre deve abrir bem a boquinha e abocanhar toda (ou a maior parte) da aréola da mãe, não pegando somente o bico do seio. Se isto acontecer, ele irá somente chupetar, não sairá leite e acabará dando as famosas e temidas fissuras. 


Caso o bebê não abra a boquinha o suficiente, é possível ajudá-lo posicionando, levemente, o dedão no queixo do bebê. Se por acaso tiver que interromper a mamada antes de o bebê soltar o seio, é importante colocar o dedo mínimo ao lado do bico do seio para que o bebê sugue o dedo e solte a pressão.

 Configuram a pega correta:

Boquinha de peixe

Lábios voltados para fora

Nariz encostado no seio

Queixo próximo ao seio

    
Bochechas arredondadas (nunca covinhas)

Pegar toda a aréola, não somente o bico do seio

O bebê suga, faz uma pausa e suga novamente (sucções lentas e profundas)

É possível ouvi-lo engolindo

Outra dica que ajuda no processo de amamentação é retirar um pouco de leite e passá-lo na aréola e bico do seio. Ao fazer isto, esvazia-se levemente o seio e a aréola não fica tão rígida, facilitando a pega para o bebê. Além disso, o cheiro do leite estimula o bebê a sugar e mamar com mais vontade.

Espero que tenham gostado das dicas!

Um beijo,  Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário