Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Por que participar de um grupo de gestantes?


A gravidez, por ser um momento repleto de mudanças - corporais  e também da estrutura familiar - trás muitas dúvidas e inseguranças. Estas são compartilhadas pela maioria das gestantes e famílias e devem ser resolvidas para uma gravidez mais plena e tranquila. Um dos recursos buscados são os sites e blogs da internet, que falam sobre as mudanças e soluções de problemas na gravidez, entretanto nada como um espaço de troca entre pessoas que estão vivenciando esta mesma fase da vida.

Os grupos de gestantes são espaços de socialização de informações e vivências sobre a gravidez e puerpério, possibilitando que a experiência  seja vivida de forma mais tranquila, segura e saudável pelas gestantes e familiares.

A gravidez é um evento de caráter individual, pois cada gestante a vivencia de uma forma particular, mas que envolve o social, pois mobiliza a atenção do meio na qual a gestante vive e se relaciona, se estendendo assim a toda sociedade. 

A vivência da gravidez nos grupos é bastante enriquecedora, pois as trocas possibilitam maior aprendizagem e desenvolvimento pessoal. A troca de experiências possibilita a mulher e familiares a compreenderem melhor este período da vida, expressarem e elaborarem sentimentos e medos, esclarecerem dúvidas e enfrentarem dificuldades, preparando-se assim para a maternidade e paternidade.

Os grupos têm o objetivo de favorecer a consciência corporal da gestante, propiciar técnicas de relaxamento e respiração, permitir a expressão de vivências emocionais, promover a troca entre os participantes, promover suporte informacional e tirar dúvidas, além de compartilhar medos e inseguranças. 

Dos grupos de gestantes normalmente surgem grandes amizades que são levadas para as fases posteriores da vida dos participantes. Estas gestantes e famílias, que em pouco tempo tornam-se pais, continuam compartilhando suas experiências e dúvidas e permanecem uns nas vidas dos outros por bastante tempo. 

É importante que o grupo tenha uma coordenação sensível, que permita todos os participantes a exporem seus pensamentos e angústias e que estas sejam acolhidas. Ao expor suas vivências, os participantes podem ficar sensibilizados e portanto é importante que o coordenador tenha manejo do trabalho com grupos e assim possa dar continente e suporte necessário.




Ficou interessado com o trabalho de grupo com gestantes? Entre em contato através do 
e-mail cm.horn@gmail.com !

Nenhum comentário:

Postar um comentário