Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Doula: guardiã do campo e facilitadora de awareness no parto


O parto se configura como um processo em que a gestante se encontra em intensa labilidade emocional e regressão, sendo que as vivências do parto são influenciadas por mitos, crenças e a partir das experiências sociais da parturiente. O mito da dor do parto é um dos fatores que leva as gestantes a buscar cesarianas e outras intervenções, colocando-se à mercê da equipe de saúde e assim, abrindo mão do protagonismo do próprio parto.

O processo de parto e nascimento pode ser humanizado ao disponibilizar condições para que a parturiente se coloque em posição ativa, por meio do encorajamento e empoderamento da mesma. É neste campo que se configura a atuação da doula, que ao acompanhar a gestante em trabalho de parto, lhe promover suporte informacional, físico e continente afetivo, devolve-lhe o protagonismo deste momento tão importante.


A doula tem a missão de proteger o trabalho de parto, os desejos e necessidades da gestante e permitir que ela possa parir da forma mais natural possível. Assim, a doula possibilita condições para que a parturiente desenvolva awareness e assim perceba seu corpo e necessidades, podendo então satisfazê-las.

Awareness é o processo de dar-se conta de como se está no campo, focalizando a atenção em si mesmo e podendo assim ter a consciência de si, dos processos que normalmente estão ocultos ou que não são dados atenção. Este é um conceito da Gestalt Terapia, utilizado na clínica, e que faz todo o sentido para contextualizar o processo do parto. Com awareness a gestante tem a possibilidade de voltar-se para si mesma, para seus instintos, desligando-se dos demais estímulos e podendo assim identificar quais são suas necessidades.

É juntando a experiência e conceitos da psicologia, além dos muitos outros saberes aprendidos na prática e estudos sobre parto e nascimento que venho contextualizando meu trabalho.

Este é um post inaugural do blog Empoderando-se, que combina minhas duas paixões e formas de atuação.

Um abraço,
Carolina Horn
Psicóloga e Doula

                                               Imagem por Adrian Baker (http://www.adrianbakerart.com/)


3 comentários:

  1. Amei!!! Parabéns Carol. Teu trabalho é lindo. Tenho certeza de que o sucesso será mera consequência. Beijos, Mila

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu blog, Carol! Sucesso aqui e na vida profissional. Beijos

    ResponderExcluir