Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nasceu Beatriz! Após um lindo e longo parto natural!

Jamile e Paulo me conheceram no Grupo de Gestantes que coordeno no ComUnidade Gestáltica (www.comunidadegestaltica.com.br). No início estavam um pouco em dúvida se queriam passar pela experiência do parto normal ou se preferiam ter uma cesariana. Conversa vai, conversa vem, e após apresentar todos os benefícios do parto normal para mãe e bebê eles sabiam que não existiria outra escolha para eles senão o parto natural. Fomos conversando sobre seus medos, e o que eles poderiam fazer para ter um parto tranquilo e assim a certeza foi ficando mais clara e a ansiedade para que chegasse o dia também.

Quando Jamile começou a ter as primeiras contrações - inicialmente esparsadas de meia em meia hora, ela me ligou toda feliz e quando lhe perguntei como ela estava, ela respondeu "Estou ótimo, estou começando meu trabalho de parto!". Eu fiquei muito feliz por ela e conversamos que quando as contrações ficassem mais perto uma da outra nós voltaríamos a conversar e então nos ver.

No fim daquele dia ela ligou novamente, e as contrações estavam em 10 em 10 minutos. Ótimo! O trabalho de parto estava chegando mais próximo! De madrugada, as contrações passaram a ser de 5 em 5 minutos e de manhãzinha me arrumei e fui para a sua casa.

Chegando lá encontrei uma gestante linda, caminhando pela casa super a vontade, usando só calcinha e sutiã. Ela perambulava, agachava, sentava e respirava quando vinham as contrações. E o mais lindo foi este respirar da Jamile - quando vinham as contrações ela se concentrava e respirava, concentrada. Fazia inclusive um movimento com as mãos, super delicado, que me lembrava muito de uma bailarina dançando. 

O parto ativo (contrações mais fortes e ritmadas, de 3 em 3 minutos) começou por volta das 10h30. E lá ficamos juntas, ora dançando com as mãos, ora descansando. Por causa das contrações, ela não tinha conseguido descansar durante a noite, e por isso, quando cheguei, me certifiquei que ela descansasse e relaxasse no intervalo das contrações. Paulo, seu marido, foi fundamental durante todo o trabalho de parto - ele fazia massagens, foi buscar também almoço para nós três, e ficou sempre ao seu lado - lhe apoiando e respirando com ela.

Uma contração dolorida em casa
 Por volta das 15h conversamos e achamos que seria mais confortável irmos para a maternidade antes de entrarmos na fase de transição (depois dos 7cm quando o trabalho de parto fica ainda mais intenso). Paulo e Jamile foram no carro da frente e eu os segui com meu carro até o Hospital Ilha. 

Chegando lá fomos recebidos pela Dra Juliany, que estava de plantão. E com lindos 6cm da dilatação, bolsa íntegra e um bebê super saudável! Dra. Juliany foi bastante carinhosa com o casal e logo sugeriu que entrassem na banheira. 





Movimento da mão de bailarina durante as contrações


Assim foi a evolução, muito tranquila, centímetro por centímetro. Por volta das 18h30 a bolsa rompeu e o trabalho de parto começou a ficar mais pesado. 

Jamile ficou na banheira, na bola, caminhando e sempre que vinham as contrações ela parava e olhava para Paulo e os dois respiravam juntos. Eu ficava arrepiada e muito emocionada nestes momentos pois foi lindo ver o amor entre eles e a força de Jamile. 

O último centímetro foi o que mais incomodou e demorou, por causa de uma rebarba de cólo do útero. Jamile ficou no período expulsivo por cerca de três horas, amaciando o cólo e o períneo. O final do trabalho de parto foi conduzido pelo Dr. Fernando Pupin (querido), que segurou Beatriz às 00h10 do dia 02 de fevereiro, quando ela nasceu. 

Sorriso de quem colocou no mundo uma princesinha


O bebê nasceu muito bem, cheia de vérnix e super gordinha! Pesou 3275g e mediu 50cm!


Meus parabéns para este casal super conectado e por terem persistido e lutado pelo parto natural que vocês escolheram! Parabéns especial pela guerreira Jamile, que passou por todas as contrações super conectada e concentrada e colocou no mundo uma linda menina! Parabéns Paulo pela sua tranquilidade e pela força que desse para sua esposa! E parabéns para fofura Beatriz, que não baixou o batimento cardíaco em nenhum momento e continuou firme e forte durante todo o trabalho de parto!


O orgulho de ter batalhado pelo parto normal (P.N)
Com o papai coruja!



Feliz, feliz!

Carolina
Uma doula feliz!




2 comentários:

  1. Nossa, muita coragem e força de vontade dessa mãe, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O que falar deste momento? É difícil encontrar palavras e conseguir elaborar as emoções e o significado deste parto pra gente.
    De fato não sabíamos se escolheríamos o parto normal ou cesárea, se por um lado o parto normal é comprovadamente muito mais benéfico para mãe e bebê, não é nada fácil uma mãe de primeira viagem optar por sentir as maiores dores da sua vida; não é nada fácil saber que você ficará horas em trabalho de parto. Assusta mesmo!
    Neste sentido, o papel da doula foi fundamental pra gente. Tanto para nos preparar e mais ainda na hora de trazer nosso anjinho ao mundo. Desde a parte mais técnica de massagens, posições e a evolução do parto até o suporte emocional, o incentivo e o respeito.
    Carol, o seu relato da experiência foi lindo! Mas gostaria de complementar com uma informação muito importante: provavelmente não teríamos nem tentado parto normal se não fosse você ter “aparecido” nas nossas vidas e também teria desistido no caminho se não fosse a sua segurança e presença nesta hora.
    Com certeza Beatriz veio ao mundo na hora certa e da maneira mais natural possível porque o parto foi vivido por mim, pelo meu marido (que também teve papel fundamental) e pela Carol, um anjo da guarda nas nossas vidas.
    Sim, eu senti as maiores dores da minha vida! (que foram esquecidas no exato momento que a Beatriz veio pros meus braços);
    Sim, eu tive um parto longo e exaustivo!
    Mas sim, tudo correu bem e tenho muito orgulho de ter passado por este parto, me fortaleceu, me fez mais mulher e especialmente, me fez sentir de fato mãe!!!
    Agradecimentos especiais para a Dra. Juliany e Dr Fernando Pupin (outro anjo da guarda).
    Agradecimentos mais especiais ainda pra Carol, com todo seu profissionalismo fez toda a diferença na história das nossas vidas! Muito obrigada!

    ResponderExcluir