Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

"Vem Kauã... Vem pros braços da mamãe, vem abraçar o papai.. a gente está te esperando" - Relato do nascimento de Kauã em 23/12/2011

O melhor presente de natal de quem AMA as temáticas referentes ao ciclo gravídico-puerperal é certamente acompanhar um parto. E eu devo ter sido uma ótima pessoa pois o papai noel me mandou um parto surpresa pertinho do natal, que foi certamente o melhor presente que eu podia ter ganho!

No dia 22/12, a pedido da minha amiga doula Rachel da Costa de Brusque/SC, eu fui acompanhar um casal (Eliza e Clayton) que estava fazendo a indução no Hospital e Maternidade Ilha (Floripa). Eles haviam iniciado o acompanhamento com ela mas estariam somente os dois para o parto. Me apresentei e acabamos fechando o acompanhamento. 

Como eu estava em uma formatura, de vestido e sapato, acabei tendo que ir para casa me trocar. Quando cheguei, Eliza estava bastante nervosa e já com dores, e me disse que achava que ia preferir a cesariana. Eu lhe pedi que permitisse que iniciássemos as massagens e posições e então conversaríamos sobre isto, ela concordou. Clayton, o marido, pareceu bastante aliviado quando cheguei e comecei a acalmar a sua esposa.

Então ficamos na bola, lhe fiz massagens nas costas, caminhamos juntas e ela recebeu massagem nas pernas, que estavam dormentes e bambas por causa das contrações. Aos poucos ela foi se acalmando e o ápice foi quando entrou na banheira. Estava com quatro centímetros e ao sair já estava com sete, em menos de duas horas!

Apesar de estar sentindo muita dor, conversamos sobre a importância dela focalizar sua atenção nas contrações, de internalizar os sentimentos e ficar com ela mesma... Ela foi aos poucos conseguindo se acalmar, e prestar atenção na sua respiração. Quando vinha a contração, começava a gemer e eu lhe disse que ela estava cantando para o seu bebê. Gemer e expressar sons são maravilhosos durante o trabalho de parto e ao falar que ela cantava para o bebê ela sentiu-se reforçada. Começou então a cantar, a entoar mantras e a dizer: "Vem Kauã, vem para o colo da mamãe, vem abraçar o papai. A gente está te esperando" - Lindo demais.

Ela achou que as contrações estavam fortes demais e acabou pedindo uma analgesia. O Dr. Luis - plantonista do dia e sempre paciente e muito maravilhoso - lhe disse que iria preparar o centro cirúrgico. Quando subiu para a analgesia Eliza já estava com 9cm de dilatação. 

Quando voltou para a sala de parto o trabalho de parto deu uma parada, por causa da analgesia. O bebê ainda estava alto e as contrações diminuíram consideravelmente. Eliza começou a se ajudar muito e a correr no lugar - lembrou de que quando teve um dia que correr e depois teve muitas contrações. E isto realmente ajudou pois as contrações voltaram um pouco mais intensas. 

Com o passar do tempo ela voltou a ter contrações fortes, principalmente quando o efeito da analgesia cessou. Foi o que ela precisava, pois com contrações mais fortes lhe dava mais autonomia para empurrar... e assim, às 5h da manhã, nasceu Kauã! Um bebê lindo, com apgar 9/9, pesando 3150g e 47,5cm!



 Um parto muito bonito com uma família linda. Kauã ficou no colo da mãe e o cordão só foi cortado ao parar de pulsar. Além disso, mamou bastante na primeira hora de nascimento. Tudo lindo demais.

Parabéns a Eliza, guerreira que com a ajuda do pequeno Kauã trouxe ao mundo um anjinho!







Parabéns ao Clayton, que ficou do lado da esposa durante todo o tempo, lhe incentivando e lhe dando muito amor!

Parabéns ao Dr Luis, por ter sido tão paciente e amoroso - super a favor do casal e do parto normal!

Obrigada pela experiência de participar deste momento tão importante!

Carolina























3 comentários:

  1. Ah eu fiquei mega feliz da Rachel ter compartilhado esse convite com a nossa equipe, e que uma das doulas parceiras pode atender!!! Maravilhoso!!!! Parabéns a família!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo relato!! Ai que vontade de parir!!

    ResponderExcluir
  3. Carol..
    Hoje que parei pra pensar e parei pra escrever aqui no seu blog sobre todo o nascimento do meu bebezinho, Kauã.
    Você foi o presente de natal do Kauã, Foi o ANJO que ajudou a ele vir ao mundo.
    Cada segundo que você passou ao meu lado durante as 10h de trabalho de parto foram imprescindíveis. Você me deu força com suas palavras na hora em que eu precisava, fez muitas massagens ((muitas mesmo gente)) durante os momentos doloridos das contrações, me ajudou com todoos os exercícios que fizemos ((desde bola, agachamento, caminhadas, corridas rs, até dentro da banheira as melhores posições pra ajudar meu bebezinho vir ao mundo e ajudando a aliviar as dores)), tenho o vídeo aqui, e semmmpre que assisto, uma das ultimas vozes é a sua dizendo:;
    Viu que bebezão lindo Eliza, só precisava fazer essa forcinha, você foi muito bem..
    Eu me emociono toda vez que ouço, pois foi no momento em que meu filhote veio ao mundo.
    Olha, só tenho a LHE AGRADECER, e LHE AGRADECER E AGRADECER MAIS UMA VEZ!
    Você que se disponibilizou, mesmo sem ter acompanhado o pre natal, mesmo chegando de uma festa, mesmo sem dormir na noite anterior, e ainda fez tudoo o que fez por nós!
    MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO! Posso dizer, profissionalmente, que foi um ***excelente trabalho***!!
    ah,, se preparaaa que ano que vemm, lá pelametade do ano vou fazer outroo.. aí concerteza você e o Dr Luiz estão no TOPO da minha lista pra ter mais um parto assim, ESPECIAL!!
    hoje, com 27 dias, meu filhão já está grandinho, com 52cm (nadceu com 47,5) e super saudável!! não chora pra nadaaa, um anjinho, e tenho certeza que tudo isso ajudou ele ser do jeito que ele é!
    Veio ao mundo de forma natural, especial, com muito amor e dedicação de todos que estavam presentes naquele momento!!
    um super beijo Carol e mais uma vez o nosso muito obrigado!!

    ResponderExcluir